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Engenharia Civil

O Curso bacharelado em Engenharia Civil da UNIFACP tem como objetivo principal promover uma formação técnica sólida aos seus discentes, sem jamais perder de vista todas as características pertinentes à região onde seu campus está inserido, capacitando-os também com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com totais condições de absorver novas tecnologias, estimulando-os com relação a uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; pois somente dessa maneira seus discentes estarão sendo preparados para atuar plenamente como engenheiros civis responsáveis por um fator consciente de mudança e a sua eficaz aplicação no mercado.

O projeto institucional da Faculdade de Paulínia abrange as colocações acima, por meio do currículo proposto.

Para que os objetivos do curso de graduação em engenharia civil da UNIFACP possam ser atingidos, faz-se necessário o desenvolvimento, por parte dos discentes, das seguintes competências e habilidades técnicas durante o curso:

  1. Aplicar conhecimentos físicos e matemáticos à engenharia civil;
  2. Aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia civil;
  3. Projetar e conduzir experimentos pertinentes à engenharia civil;
  4. Interpretar resultados com capacidade crítica, criativa e responsável;
  5. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos dentro da engenharia civil;
  6. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia civil;
  7. Identificar, formular e resolver problemas inerentes à engenharia civil;
  8. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas para aplicação na engenharia civil;
  9. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas voltados à engenharia civil;
  10. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas voltados à engenharia civil;
  11. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  12. Atuar em equipes multidisciplinares;
  13. Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais na engenharia civil;
  14. Avaliar social e ambientalmente o impacto das atividades inerentes à engenharia civil;
  15. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia civil; e
  16. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

O Centro Universitário de Paulínia oferece para o aluno do curso Engenharia Civil, assim como já o faz para os seus outros cursos estabelecidos, palestras, seminários, cursos voltados para as áreas de Relações Humanas, Língua Portuguesa, Informática, Curso de Línguas, Metodologia da Pesquisa, dentro de seu próprio campus, promovendo uma integração maior entre seus alunos.

O Curso bacharelado em Engenharia Civil da FACP tem em seus objetivos específicos atender aos seguintes pontos:

  • Oferecer formação profissional tecnológica de qualidade;
  • Colaborar no desenvolvimento das organizações instaladas na microrregião onde está inserida;
  • Criar mecanismos de inclusão social;
  • Aproximar a comunidade das atividades empresariais por meio de sua qualificação;
  • Desenvolver, em parceria com as organizações instaladas na microrregião, estudos relativos à engenharia civil de forma a contribuir com o desenvolvimento da ciência;
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular;
  • Incrementar a prática do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento pessoal, econômico e social.

Para que se prepare um bom profissional de Engenharia Civil, o curso foi estruturado de forma a possibilitar uma formação interdisciplinar, buscando formação sólida e fundamentada em conhecimentos básicos e avançados da Engenharia Civil, destacando enfoques tanto Teóricos quanto Práticos, que possibilitem, ao aluno, atuar em vários setores, além da modalidade principal.

Os cursos de terceiro grau da Facp possuem caráter formador de competências, buscando atuar na área de formação específica do aluno, mas também, inserindo-o de forma menos profunda, mas de mesma importância na sociedade. Graças aos diversos cursos em todas as áreas disponíveis, é possível a integração de todos alunos através de intercâmbio de professores e alunos, vivenciar experiências de ensino/aprendizagem, tais como: contatos com docentes, palestrantes e fontes bibliográficas, participar de projetos de pesquisa desenvolvidos durante o curso em seus trabalhos curriculares ou não, citando como exemplo que está inserido no currículo, o Trabalho de Graduação, que é o trabalho de conclusão do curso. O objetivo é desenvolver no aluno competências para a busca e resolução de problemas na área de Engenharia Civil.

Ao findar este trabalho, o aluno deve mostrar:

  • Capacidade de desenvolvimento teórico e/ou prático na implantação de soluções na área.
  • Desenvolver metodologia e senso de responsabilidade que lhe permita uma atuação consciente.
  • Exercitar sua criatividade na resolução de problemas.
  • Trabalhar com independência.
  • Desenvolver iniciativas e agilidade no aperfeiçoamento constante de seus conhecimentos.
  • Compreender, analisar e utilizar o conhecimento no cotidiano.
  • Perceber e interferir em situações que contribuam para a deterioração da qualidade de vida.
DisciplinaCarga Horária
Comunicação e Expressão80
Ética e Legislação80
Química Tecnologica40
Administração e Economia para Engenheiros80
Desenho Técnico80
Introdução à Engenharia Civil40
Fundamentos da Matemática80
Física Mecânica80
Geometria Analítica80
Probabilidade e Estatística80
Computação Básica e Programação80
Cálculo Diferencial80
Física Estática Dinâmica80
Álgebra Linear I80
Mecânica Geral I80
Topografia80
Cálculo Integral80
Instalações Elétricas80
Física Eletrcidade80
Geologia40
Hidrologia40
Mecânica Geral II80
Introdução às Equações Diferenciais 80
Fenômenos de Transporte I80
Resistência dos Materiais I80
Mecânica dos Solos80
Cálculo Numérico80
Resistência dos Materiais II80
Fenômenos de Transporte II80
Estruturas de Concreto I80
Fundações e Obras de Terra80
Materiais de Construção Civil80
Resistência dos Materiais III80
Estruturas de Concreto II80
Hidráulica Geral e Aplicada80
Estática das Estruturas I80
Projeto e Construção de Estradas80
Resistência dos Materiais IV80
Estruturas de Concreto III80
Instalações Hidráulicas e Sanitárias80
Técnica e Economia dos Transportes80
Estática das Estruturas II80
Construção Civil80
Estruturas de Madeira80
Estruturas de Pontes I80
Método dos Elementos Finitos40
Saneamento Básico80
Trabalho de Conclusão de Curso I40
Patologias e Medidas Terapêuticas das Construções40
Ciências Ambientais40
Estruturas de Pontes II80
Estruturas Metálicas80
Introdução à Engenharia de Segurança40
Planejamento Urbano e Regional40
Optativa – LIBRAS40
Trabalho de Conclusão de Curso II40
 Total4000 h/a
Estágio Curricular Supervisionado160 h/a
 Total Geral4160 h/a

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